[REVIEW] Revenge – 2x20 – Engagement



Por João Paulo Reis (@joaopaulodreis)



Ao aceitar o pedido de noivado de Daniel, Emily sabe exatamente o que lhe espera: Uma família desestruturada, o desgosto velado de Victoria e toda a imprensa preparada para invadir a privacidade de todos os entes do futuro governador de Nova Iorque. Mas ela se prepara para isso justamente enfrentando Victoria ao propor a Daniel viver em Paris.

A rejeição de Victoria nesse caso não tem a ver apenas com a proteção extremada que ela tem com os filhos nem mesmo pela paixão desmedida ao considerar qualquer mulher imprópria para Daniel, tem a ver com a relação de poder que ela exerce sobre aqueles que estão à sua volta. Com Emily e Daniel longe ela seria não apenas uma carta fora do baralho mas também a segunda mulher na vida do rapaz. Emily mais que nunca pretende levar sua vingança adiante de forma emocional, atacando sua rival onde ela é mais frágil: o coração. Ela é manipuladora? Sim. Ela é autoritária? Sim. Ela é controladora? Sim. Mas ninguém poderá acusá-la de não ter sentimentos, na verdade ela os tem além da conta.

E Revenge usou nesse episodio uma tática que outras séries (como The Walking Dead) usam e que não considero tão eficaz, que consiste em segurar o episódio inteiro para soltar acontecimentos relevantes apenas nos últimos minutos.



Estava enganado duplamente quando afirmei na review passada que o plot Falcon estava finalizado, assim como a presença de Satoshi Takeda, que se mostrou um tanto enigmático, causando a demissão de Aiden da Global Grayson para depois travar com ele uma luta que levou sua morte. Sequência exagerada e desnecessária para o momento que a série se encontra. A impressão que passou é que a cena da luta foi algo isolado, descolado do restante do enredo. Como já havia sido noticiado em alguns sites, a utilização do Carrion se daria para provocar o pânico na população, mas ficou faltando explicar como a iniciativa ganha dinheiro com isso.

Edith (Falcon) encriptou o código de acesso à conta da Fundação Amanda Clarke. Tiro no pé é a expressão mais adequada para definir essa conta que reúne toda a riqueza da família Grayson, colocada lá como reserva caso todos os acionistas da Global Grayson retirassem seu dinheiro após a contratação de Daniel. Aiden com a ajuda de Nolan foi lá e transferiu tudo pra uma conta secreta em algum país por aí. O que significa isso? Que toda a família sairá abalada quando perceberem que não tem mais o dinheiro, e talvez vire uma guerra pública.

Charlotte grávida é um plot para com certeza manter a garota viva dentro da trama fazendo um contraponto com Victoria que abandonou um filho anos atrás. Charlotte tem essa visível distância dos pais, e eu não me espantaria se ela preferisse abortar a ter que cuidar de um filho que ela sabe que não teria condições psicológicas. Mas ela cuidava do Carl... Sim, porque era seu vínculo com Amanda. Cuidando de Carl, ela se sentia parte de algo, parte de uma família de verdade.

Por falar em Patrick, qual era a verdadeira intenção de Victoria ao usar Nolan para iniciar uma falsa busca a seu filho perdido?

Não menos importante, o que deverá guiar a próxima temporada é o amor, de Jack, de Daniel e quem sabe até mesmo de Aiden por Emily. Jack sente que dar um gelo (de um episódio) na protagonista foi algo bobo quando ele percebe que a está perdendo. Infelizmente o propósito de Emily é bem claro, diferente de Ashley que não sabemos bem em que lado está posicionada.

Pra finalizar tivemos a ativação do Carrion, apagando todas as luzes de Nova Iorque. Gostei muito da cena e de todas as amarras que fizeram com os personagens participantes do episódio, mas aí surgiu a duvida, se apenas o “toque mágico” de Falcon poderia fazer com que o programa fosse ativado, e a hacker continuava presa, quem o ativou? A chave para ativar o programa poderia ser justamente a movimentação na conta da Fundação Amanda Clarke.

Até a finale!

Um comentário:

  1. O título desse episódio deveria ser “Confused”, pq né rs

    Qual era a do Takeda? Ele é da iniciativa?
    O que o Carrion tem a ver com a iniciativa?
    Qual o propósito do blackout?
    Pq querem o caos na cidade?
    Pq a Emily amarelou?

    Muitas questões... E a finale vem aí pra confundir ainda mais... ou não! hahaha
    Por um segundo pensei estar assistindo Revolution :p

    ResponderExcluir