[REVIEW] Odysseus - 1x01 - De L'autre Côté de la Mer


Ilha de Ítaca, século VIII, 10 anos após o fim da guerra de Tróia. É aqui que começa a jornada de Odysseus.

Adaptando a obra de Homero, a série (uma produção do canal francês ARTE), narra a história da família de Ulisses tentando manter o reino sobre ordem após o sumiço de mais de uma década do rei.

Nessa situação, Penélope (esposa de Ulisses) e seu filho, Telêmaco, se veem pressionados pelo povo, que não acredita mais no retorno de seu rei e culpa a rainha pela situação em que o reino se encontra.  Além da pressão do povo, Penélope ainda tem que lidar com Leocritus e seu grupo, que tem como maior interesse se tornar o novo rei.

Nesse cenário, Penélope assume um papel difícil, ao mesmo tempo em que soa como uma mulher apaixonada disposta a fazer tudo para não desistir de Ulisses, aparece com uma rainha que não enxerga o sofrimento de seu povo.  Tudo bem que suas opções para rei não são das melhores, mas é inegável que a mesma tenta tapar o sol com uma peneira achando que a situação está sobre controle. Vamos ver por quanto tempo ela conseguirá enganar a todos com seu plano da mortalha.

Já Telêmaco, surge como um jovem ambicioso e fraco. Ao mesmo tempo em que quer colocar o peso do reino sobre suas costas, prova que não tem jeito para rei. Fiquei surpreso pelo quanto o jovem príncipe foi destratado e humilhado nesse episódio. O rapaz não consegue impor respeito a ninguém e, imaturamente, age impulsivamente, o que deve o levar a grandes problemas.

Correndo por fora da briga pelo trono, mas com grandes chances de abocanhar uma vaga na família real, temos a escrava Clea, que mistura ambição e paixão de uma maneira em que nunca sabemos sua verdadeira intenção. Afinal, ao mesmo tempo que ela realmente parece se importar com o príncipe, o seu amor pelo mesmo soa bem conveniente, não? 

Odysseus provou que tem uma boa trama em mãos e que seus personagens, se bem desenvolvidos, podem render muito. Então, espero que nossa jornada seja tão boa quando esse início de viagem. Vale citar que a obra de Homero servirá de base para os primeiros episódios da trama, que depois seguirá acontecimentos criados pelos roteiristas.

P.S.: A série foi escolhida como o segundo projeto do blog. Para quem não lembra, ano passado fomos um dos primeiros sites/blogs a apresentar (traduzir) a ótima Les Revenants.

Um comentário: