[REVIEW] Revenge - 3x22 - Execution

Por João Paulo Reis



Revenge apresentou pela primeira vez uma finale que dividiu meu coração em dois pedaços. Daquele tipo que não sei se choro ou bato palmas. O tom da temporada nos deu certas dicas de como ela poderia terminar, mas nunca imaginei me deparar com determinados acontecimentos que estiveram presentes. Sobre o episódio passado, todas as personagens entraram como peças de um quebra-cabeças bem arquitetado, e ninguém nem mesmo Charlotte deixou de ter importância, e mesmo adicionando um personagem novo a season finale seguiu pelo mesmo caminho. 

Assim que o episódio começou me perguntei o que seria da série sem o seu grande vilão já que Victoria oscila muito entre vilania e excesso de proteção a seus filhos, o que a leva a cometer atos impensados e por vezes até mesmo criminosos, e em minha opinião foi sim um ato de coragem dos roteiristas afastar Conrad antes do final da temporada, mas a ausência dele nos deu de presente, Victoria new and improved, ou melhor, a velha Victoria sem alma, mas com muito coração.



Por falar em coração, as coisas pareciam se encaminhar muito bem para Emily, afinal faz pelo menos dois anos e meio que acompanhamos a moça na incessante busca por uma vingança que nunca chegava. O sentimento de dever cumprido certamente chegou. O paraíso de Emily, o lugar onde ela encontrava a paz foi tomado dela antes mesmo que ela pudesse soletrar o nome de Aiden. Eis aqui mais um ato de coragem dos roteiristas, que diferente da segunda temporada não anunciaram nenhuma morte na finale fazendo com que todos ficassem boquiabertos, e consolidando Vicky Harper como a vilã que sempre deveria ter sido. Foi difícil para mim se acostumar com Aiden sendo o amor da vida de Emily, porque pra mim ela pertencia a Jack, seu amor idealizado de infância, mas aos poucos fomos todos nós espectadores percebendo que Emily era muito para Jack. E se alguns reclamavam da falta de sensibilidade da protagonista, houve aqui uma cena emocionante que Emily Van Camp nunca havia feito na série anteriormente, uma cena que realmente revelou seu potencial dramático, e claro sambando na face de todos que 1) não acreditavam que Emily sentia algo genuíno por Aiden e 2) que assim como Nolan acreditavam que todo o sofrimento de antes havia tirado da moça a sensibilidade por algo do presente.

Agora temos em linhas definidas como será o embate da quarta (e creio em Deus, a última) temporada de Revenge entre Emily e Victoria. Algo feito quase às claras, e com ares de vingança dupla por David e por Aiden.
Mas peraí, vamos esclarecer umas coisinhas: Victoria pegou o sangue do Carl, cabelo da Charlotte e viu que o DNA dos dois não combinavam, e por isso o menino não era filho da verdadeira Amanda Clarke que na verdade era Amanda Fake, correto? Mas Victoria se esqueceu que Amanda era meio bitch né? Vai que a nossa queridinha finada tivesse fingido ser Amanda por grana? Isso não significa em momento algum que Emily seja Amanda, ou seja, de onde Victoria tirou isso?

Mesmo sendo completamente inútil ao restante da trama, o irmãozinho de Margaux que não sei o nome foi responsável por um momento que considerei único: fazer com que Daniel se ferrasse lindamente. Verdade seja dita, o personagem tenta ser vilão e não consegue, tenta ser mocinho e não consegue, tenta ser galã e não consegue. Não que eu não goste da presença dele, eu até gosto do que Daniel representa para Victoria, afinal é por ele que ela tem as melhores cenas, mas os roteiristas precisam urgente dar um rumo ao personagem. Por vezes o acho extremamente mal construído servindo aos propósitos do roteiro mais que as parafernálias tecnológicas de Nolan.


A surpresa mesmo ficou mesmo por conta de David Clarke vivinho da Silva e fazendo justiças com as próprias mãos. Eu esperava que o personagem estivesse morto, até queria que não fosse verdade as menções a um David vivo, mas a vida do mesmo abre um leque gigantesco de possibilidades para a próxima temporada.
Vamos tentar prever um panorama?
Com David vivo, Emily ficaria sem rumo e percebendo que lutou por anos e anos contra pessoas baseando-se numa mentira que a fizeram acreditar. Com isso, a vingança contra Victoria poderia se amenizar e talvez acontecer à junção que muita gente gostaria que tivesse acontecido, ou então David pode sair da toca e virar um herói público, tentando recuperar o amor de Victoria e gerar uma guerra ainda maior com proporções de tragédia grega, sobretudo se levarmos em conta que Jack será julgado por um crime cometido por Emily, Daniel provavelmente estará preso por um assassinato que não cometeu, e Charlotte, aposto estará revoltada, transformada em gótica ou algo assim já fora de moda.
Encerra-se aqui mais uma temporada de Revenge.

PS 1: Quero muito que a série termine da quarta temporada para que termine dignamente e não cancelada e sem fôlego depois de anos.


PS 2: Quando Amandinha morreu lá na tenebrosa segunda temporada, Emily jogou o computador no mar com as provas que havia juntado contra os Grayson como ela conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário