Review: Terra Nova - 1x01 - Genesis


Finalmente a série sci-fi mais esperada por alguns estreou.

'“Terra Nova” inicia no ano de 2149 D.C., quando a Terra está a caminho da destruição. Buscando uma forma de salvar a humanidade, um grupo de cientistas consegue abrir uma fissura no tempo e no espaço contínuo, criando um portal para o passado do planeta. Um grupo de colonizadores viaja pelo tempo, chegando no período pré-histórico, onde encontra diversos problemas.'

Com essa sinopse, Terra Nova tem muito a prometer e talvez decepcionar. Em alguns momentos, parece ter sido uma deturpação de outras coisas já vistas. Mas comparar com Jurassic Park não é muito justo. 

Inicialmente, vemos o quão caótico era viver em 2149 aos pés do CERN e como Terra Nova soa como uma salvação aos que puderem ir. Após um bocado acontecer, somos apresentados ao início de uma nova civilização, na qual os insetos são menos queridos que o normal (por causa de seus discretos tamanhos), os dog-ssauros são alimentados do outro lado da cerca e "leite de dinossaura" pode ser tomado no banquinho da praça.

A primeira parte desse piloto é para que possamos nos adaptar ao novo mundo e conhecermos um pouco nossos protagonistas. É possível conhecer sim, já que é tudo razoavelmente bem escrito. Mas acho que não dá pra terminar o episódio achando que encontramos nossos novos melhores amigos do mundo das séries. 

O que parece ter vindo de outro lugar é bem fácil de saber de onde veio. Viagens no tempo e a mudança de linhas temporais, as runas douradas misteriosas e "Os Sextos" (ou seja, a rodela da viagem no tempo, os mapas das estações Dharma e "Os outros") parecem levar a algo tão decepcionante quanto já foi em outras séries. E a menina que sai correndo com medo dos dinossauros porque tem medo deles é uma cena muito óbvia de qualquer filme ruim de terror - totalmente dispensável.

E a "ação dinossáurica" que acho que boa parte de nós queremos ver apareceu bem pouco dessa vez. Mas promete! Já que a série demorou quase um ano a mais para sair por problemas nos efeitos visuais, podemos ser um pouco mais exigentes. Verdade é que dos dinossauros tão razoavelmente bem feitos (ao contrário de algumas lanchas aí de uma série nova). Porém, tem horas que não dá pra perdoar quando o chroma key aparece apenas com pessoas. É de se esperar que isso mude, mas não tenho tanta esperança assim.


Apesar de tudo, continuarei a ver Terra Nova pra ver a Christine Adams (que ficou meio fora do ar depois das participações bem legais em Pushing Daisies e The Whole Truth) e se haverá mesmo uma conclusão ou objetivos da série. Ou vai se transformar numa série com mistérios sendo ignorados e "sobre as pessoas"? 

E vocês, que acharam desse começo? Mantém ou cancelam?


*****
Tinha esquecido de "nerdar" numa coisa: A Lua se afasta da Terra 0,5 cm por ano. Acreditei nisso. Voltamos 85 milhões de ano. Então a Lua ficou... vejamos... 425 quilômetros mais próxima da Terra. Mas a Lua está, em 2011, na média de 384 mil quilômetros do nosso planeta. 425 é menos de 0,15% de 384 mil. Portanto, aquele aumento no tamanho da Lua não faz o menor sentido.

Mas vou deixar essa passar... =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário