Hora do debate [1]


Nessa nova sessão do blog, vamos comentar (e debater) com vocês os maiores problemas do mundo das séries. Nessa primeira ocasião, vamos falar mal de nós mesmos, fãs das séries! Porque ser fã de verdade não é fácil.

Beleza que ouvir uma pessoa falar mal da sua série não é legal, mas faz parte da vida existir diferentes opiniões sobre os mais diferentes assuntos. Dizer que “quem fala o que quer ouve o que não quer” é coisa de gente sem educação e que é absoluta, que não respeita as opiniões alheias.

Algumas séries tem campeões de chorões e precisam ser citadas. Não estamos querendo ser chatos, mas queremos abrir o debate e que vocês assumam que o que é dito pode ser verdade. E que ao acharem que estamos errados, comentarem pra alimentar uma discussão saudável (sem xingamentos, ok?). Pois bem, vamos lá.

Glee é a campeã isolada de fãs cegos. Ela tem uma história de fundo muito boba e podia ser resumida em um cd a cada semana. Acho que nunca foi criada para ser uma série adulta justamente por ignorar (ou fazer de qualquer jeito) a história principal. E a Rede Bobo, esperta toda, viu seu público alvo e comprou a série pra exibir depois da Hannah Montana. Por outro lado, acertam o tom quase sempre em suas músicas, o que acaba aumentando o número das vendas tanto de seus CDs quanto a os dos artistas que homenageiam.

Glee é em toda a sua execução1, um musical. Mas ao lado de um musical poderoso, como Cantando na Chuva ou Amor, Sublime Amor vê-se que a história como um todo some para dar lugar à música.

(Pausa para explicar: Tive de me repetir pra fazer essa comparação. E essa comparação é feita pra que possamos comparar um musical completo de um incompleto, não na perspectiva de ser uma série ou um filme – bom, o filme tem de contar tudo de uma vez só, enquanto a série tem de se manter por muitas temporadas).

No próximo post, comentaremos outras séries com fãs que fingem não enxergar as falhas da série (assim como eu reluto bastante antes de falar das coisas ruins de Damages).

Por enquanto, é isso. Gleeks, Bleeks, Biebs, Comentem! Concordam que pode haver isso? Discordam? Quais os melhores e piores pontos de Glee? Quais outras séries que os fãs se recusam a assumir que é/foi/está ruim?


******


Nosso leitor Arthur Silva comentou algumas coisas bem importantes para a discussão (tá ali embaixo nos comentários mas vou colar aqui pra ficar tudo organizado). Gostaria de pedir desculpas pela demora em prosseguir com os debates. Mas vamos ao comentário de Arthur:
"Sou fã da série. E conheço outros fãs tbm, nenhum chiita ao ponto que vc tentou mostrar no seu post. 
Na verdade me perdi um pouco no seu texto. Não entendi a seguinte passagem 'Acho que nunca foi criada para ser uma série adulta justamente por ignorar (ou fazer de qualquer jeito) a história principal'.
Primeiro, que é mais que óbvio que a série nunca foi criada para ser uma série adulta, passa muito longe disso, e me perdoe, quem ja buscou isso na série, mas a proposta nunca fugiu ao plot adolescente.
Segundo que a 'história principal' nunca foi ignorada em detrimento da parte musical. Quem assiste sabe! A proposta pode não ser das melhores (a busca pela vitória nas Nacionais de Corais) mas ainda assim a série se propõe a mostrar as dificuldades que o grupo do coral enfrenta para conseguir tal feio, e isso é mostrado desde o primeiro episódio da série.
Agora saindo do mérito de Glee, ainda achei completamente inadequado generalizar que séries não feitas para o publico adulto não se preocupam com a trama principal... Essa afirmativa é bastante injusta com séries como Veronica Mars, One Tree Hill, The OC, Skins, Friday Nigths Lights e muitas outras quem tem histórias bastantes consistentes e dignas de melhor roteiros, se comparadas a algumas ditas 'séries adultas'."

******

Agora eu comento de volta. Arthur mostrou argumentos muito bons contra o que eu disse antes. Concordo com ele que é exagero generalizar uma série teen como uma série desleixada, sem preocupações. Das que ele citou, só acompanho OC (pois é, sou meio atrasado no tempo - ainda no meio da segunda temporada e querendo não terminá-la) e acompanhei a primeira geração de Skins que é fenomenal (não vi as demais com medo de estragar o final quase perfeito da segunda temporada).

Também concordo com ele quando disse que uma pessoa que busca profundidade extrema em Glee procurou no lugar errado. Então... qual o problema de Glee? Fiquei pensando um bocado (acho que um dia) pra ter uma resposta. Acho que consegui. Mas queria mais debate para chegarmos em novos pensamentos. Cá vão os meus - e aqui meu pensamento se estende a mais que apenas a série musical:

  • Acho que é completamente equivocado exigir que fãs de séries teen tenham apenas dois neurônios. O que quero dizer é o que nenhum adolescente - ou com espírito adolescente - compreende apenas séries bobas. A base de Glee é fraca? Possivelmente. Daí seria possível fazer uma série bem mais evoluída mas com qualidade extrema? Sim! A qualidade musical dos atores é de deixar qualquer um boquiaberto. Então porque não se esforçar mais um pouco pra fazer uma coisa mais densa, que concentre o melhor em história e em música. Assim, quando chegarmos aos 50 anos pensaremos: "Poxa, Glee era legal e se tivesse passando agora ia ser foda!".
  • Arthur me fez ver o mal que corrói Glee. Ela é uma série puramente comercial. Tem uma essência legal, de explorar a voz do pessoal e tal. Mas o que importa é que as temporadas são vendidas em duas partes, cada uma custando os olhos da cara, sem esquecer dos dvd's de música, dos muitos cd's já lançados, das "grifes" vinculadas aos personagens e à escola... É muito dinheiro em jogo! E assim que tiverem de escolher entre qualidade e quantidade, é a última que prevalecerá. Foi nesse caminho que outras séries foram e se perderam (Lost e Heroes, exemplos indiscutíveis). Queria ver Glee acabar agora ou em mais uma temporada no máximo, pra não terminar com cara de "acabou porque parou de dar muito dinheiro".
Ah, acho que eu dou muito azar. Porque todo fã de Glee (ok, exceto Arthur e seus amigos) que eu já conheci são do tipo escandaloso e se eu falasse que o tijolo do fundo da cena tava estranho, iriam vir xingar ao post, a mim e ia sobrar até pra mãe. Então a maioria acabou levando culpa pela minoria escandalosa. Peço desculpas caso tenha ferido os sentimentos de alguém.

Bom, agora resta lembrar mais uma vez: Concordam? Discordam? Vamos lá discutir!



1 - Só pra ninguém vir dizer depois: Só vi que faltava aquela vírgula quando já estava reeditando o post pela trigésima vez. Tudo em nome de um Português bem dizido. =p

3 comentários:

  1. Sou fã da série. E conheço outros fãs tbm, nenhum chiita ao ponto que vc tentou mostrar no seu post.

    Na verdade me perdi um pouco no seu texto. Não entendi a seguinte passagem "Acho que nunca foi criada para ser uma série adulta justamente por ignorar (ou fazer de qualquer jeito) a história principal"

    Primeiro, que é mais que óbvio que a série nunca foi criada para ser uma série adulta, passa muito longe disso, e me perdoe, quem ja buscou isso na série, mas a proposta nunca fugiu ao plot adolescente.

    Segundo que a "história principal" nunca foi ignorada em detrimento da parte musical. Quem assiste sabe! A proposta pode não ser das melhores (a busca pela vitória nas Nacionais de Corais) mas ainda assim a série se propõe a mostrar as dificuldades que o grupo do coral enfrenta para conseguir tal feio, e isso é mostrado desde o primeiro episódio da série.

    Agora saindo do mérito de Glee, ainda achei completamente inadequado generalizar que séries não feitas para o publico adulto não se preocupam com a trama principal... Essa afirmativa é bastante injusta com séries como Veronica Mars, One Tree Hill, The OC, Skins, Friday Nigths Lights e muitas outras quem tem histórias bastantes consistentes e dignas de melhor roteiros, se comparadas a algumas ditas "séries adultas".

    ResponderExcluir
  2. @Arthur Silva
    Oi Arthur! Muito obrigado pelo comentário! A discussão continua agora.

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou fã de Glee,dessas que se apoixonou pela série desde o primeiro episódio,mas a minha frustração começa justamente aí,a cada espisódio a história decai e vai ficando cada vez mais perdida.Acredito que como a série se baseia principalmente nas músicas ,não era preciso enfeitar muito o roteiro pra ela funcionar,basta falar de problemas normais da adolescência: romances,problemas com os pais,baixa auto-estima...e até que tentaram,mas aí reside a questão,o roteiro dispensa muito rapidamente sua história como se os espectadores não tivessem sentimentos.Um exemplo,foi o casal Tina e Artie,do qual eu era muuito fã...passei a primeira temporada inteira torcendo por eles,e no último episódio os dois finalmente ficam juntos...mas pra minha grande surpresa,no começo da segunda,Tina simplesmente largou o Artie e começou a namorar o Mike,ou seja,jogaram uma trama inteira no lixo sem nenhuma razão aparente.E as minhas decepções só aumentaram...qualuqer história que eu me apegue acaba sendo esquecida ou largada,e esse é um dos vários motivos que me faz querer apenas baixar as músicas a partir de agora!

    P.S. Desabafei,mas estou realmente revoltada e quase me tornando uma ex-fã.

    ResponderExcluir