Você sabe o que é um Mockumentary?

  
O termo vem da união da palavra mock (falso) + documentary (documentário) e representa nada mais do que filmes que tentam nos fazer acreditar que o ocorrido em tela realmente aconteceu. Então que tal um passeio por alguns famosos exemplares desse gênero que deram o que falar? 

Esses falsos documentários ganharam amplo espaço nos cinemas devido a alguns sucessos estrondosos no gênero de terror, que por sinal é o ambiente perfeito para esse tipo de filme, portanto é nele que focaremos.

 
Talvez um dos mais comentados do gênero, Canibal Holocausto de Ruggero Deodato, mostra as fitas encontradas de uma expedição de um grupo de pesquisadores que pretendiam fazer um documentário sobre tribos indígenas. O filme gerou diversas polêmicas pelo fato de animais serem mortos durante a filmagem e a acusação ao diretor de que as mortes dos atores no filme seriam reais. 

 
A Bruxa de Blair foi um verdadeiro fenômeno, o filme trás a filmagem de três estudantes que desapareceram em uma floresta enquanto investigavam a lenda urbana de uma bruxa. O filme é um dos mais lucrativos da história do cinema, custando menos de 100 mil dólares, o filme rendeu assombrosos 250 milhões. Muito desse sucesso se deve a campanha viral que rolava na Internet que tentava nos fazer acreditar que as cenas mostradas no filme eram reais. 

 
O péssimo Contatos Imediatos de Quarto Grau  trazia, supostamente, imagens de sessões de terapia da doutora Abigail Tyler, com paciente que foram abduzidos. Diversos sites foram criados e vídeos colocados em rede para que os curiosos que quisessem procurar sobre os fatos mostrados no filme os encontrasse realmente. 

 
[REC] o exemplar espanhol do gênero, ganhou destaque aos  olhos do público devido ao boca a boca e apesar de seguir a linha "filmagens encontradas" não se encaixa totalmente a definição do gênero, mas não ainda assim vale ser citado, assim como Cloverfield e seu "ataque de monstro" filmado.

 
Logicamente não se pode deixar de falar da franquia Atividade Paranormal, responsável por recolocar o gênero em evidência. O grande sacada do filme foi o trailer que mostrava a reação das pessoas enquanto assistiam o filme, já que apesar de o filme se tratar como real, não houve grande movimentação para que acreditássemos nisso.  

 
No rastro do sucesso de Atividade Paranormal, podemos citar dois péssimos filme sobre exorcismo. Primeiramente, O Último Exorcismo, que apesar de começar bem e ter um plot interessante, acaba se perdendo tanto em questão de roteiro, quanto tecnicamente falando, já que podemos encontrar falhas grotescas como o tipo da trilha sonora surgindo no meio das filmagens ou cortes  para focar o ator que está falando. Mais recente é A Filha do Mal, outro péssimo exemplar do gênero que mais faz rir do que assusta, mas que ainda assim fez um certo sucesso. 

 
E para quem acha que o subgênero é exclusividade dos cinemas, a série The River começou essa semana prometendo levar tudo que ele tem de melhor para as telinhas e vale comentar que o responsável pela mesma é Oren Peli, diretor de Atividade Paranormal. Será que ele consegue produzir um novo fenômeno?

 
Levando em conta o sucesso que esse gênero vem obtendo nas bilheterias, podemos esperar muitos exemplares chegando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário