[TV] Momento Nostalgia: Caça Talentos

Por João Paulo Reis (@joaopaulodreis)

Quem teve sua infância na década de 90 como eu certamente deve se lembrar da expressão “Por Merlin!”. A tal frase era dita por Angélica no alto de seus 24 anos quando começou a interpretar na TV, Bela, um fada atrapalhada cheia de cachinhos que divertiu as manhãs da Rede Globo de 1996 a 1998.



Quando resolveu contratar Angélica para seu cast, a rede globo apresentou à ela a proposta de dois programas: Um deles seria um programa de auditório (“Angel Mix”), e o outro uma novela para crianças (“Caça Talentos”), afinal os esquetes que ela interpretava no “Casa da Angélica” nas manhãs do SBT eram um enorme sucesso. E assim nasceu “Caça Talentos” que estreou na TV no dia 16 de setembro de 1996, às 11:30 como um programa à parte e não dentro do “Angel Mix” que estreava então no mesmo dia. 

A série que seguia o formato semanal dividido por capítulos (a cada semana um novo mote com início na segunda e finalização na sexta) caiu nas graças do público (não só infantil), contando a história de Bela, uma órfã que foi encontrada por duas fadas, Margarida e Violeta e criada por elas como semelhante adquirindo assim o status de meio-humana e meio-fada e que ia para o mundo real para decidir se queria ser completamente humana ou completamente fada. Ao conseguir um emprego como produtora numa agência de vídeos chamada Caça Talentos, a loirinha passou a viver emoções e muitas aventuras engraçadas sempre tentando conciliar o jeito humano de fazer as coisas com questões que pudessem ser resolvidas por mágica.

Trabalhavam na agência (que sempre estava imersa em dívidas), o dono dela Arthur Carneiro (Eduardo Galvão), sua secretária Carina (Claudia Rodrigues), o segurança Avalanche (Tony Tornado), o palhaço e dono da cantina Tremedeira (Antonio Pedro), a recepcionista Drica (Ana Furtado), o boy Souboy (Igor Lage), e a sócia Silvana Carloff (Helena Fernandes) que não acreditava no sucesso da empresa, e como vilã armava para que a agência fracassasse e ela tivesse sua parte de 32% em cima da venda da casa onde funcionava a agência.



A série teve 3 temporadas, respectivamente nos anos 1996, 1997 e 1998. Os finais de temporada foram marcados por grandes acontecimentos: na primeira a “morte” de Órion (Eri Johnson) que deixou a trama e na segunda um meteoro que ameaçava cair sobre a terra e foi destruído por Bela através de uma corrente de energia. O número de participações especiais ao longo dos 2 anos e 2 meses no ar ultrapassou 150.

A partir do capítulo 40 foi adicionado um narrador ao início de cada capítulo contando o que havia acontecido no dia anterior, e logo após a mudança de temporada, a série passou a ter dois comerciais, o que elevou seu tempo de exibição a cerca de 45 minutos. O sucesso foi tamanho que Angélica caracterizada como a personagem passou a estampar publicações voltadas para o público infantil da época, como a revista “Contigo! Criança”. Em Julho de 1997, entrou ao ar um episódio especial de férias com 25 capítulos e inúmeras participações especiais.




Problemas começaram a surgir a partir do início da terceira temporada em março de 1998, com a mudança de direção, que antes de Boninho passou a ser da competência de Jorge Fernando. Furos no roteiros, e contradições à mitologia da série pesavam no enredo que foi decididamente voltado para resolver a situação amorosa da fadinha Bela e do seu chefe Arthur. A saída das duas vilãs Silvana e Drica murchou a audiência, que costumava ficar na casa dos 33 pontos, excelente número para o horário. Mas Bárbara (Adriana Garambone), vilã substituta não era divertida como Silvana, e se caracterizou como uma personagem pesada (que tinha intenções de assassinar Arthur para ficar com o dinheiro da venda do casarão) e mal construída.







A série perdeu espaço na grade passando a ocupar apenas 15 minutos diários dentro do “Angel Mix” terminando no capítulo 565 (e não no capítulo 500 como reza a lenda), exibido no dia 20 de novembro de 1998 e não trazendo um final feliz para a protagonista como todos esperavam. Houve a promessa (não cumprida) que a personagem voltaria no ano seguinte numa nova série, projeto que foi engavetado pela Rede Globo.




Todos se lembram com saudade da Fada Bela, e muitos acreditam até que era “Caça Talentos” o que conseguia segurar a audiência do programa anterior “Angel Mix”, que depois do fim da série ficou apenas alguns meses no ar, levando Angélica a ficar por quase 1 ano sem um programa pra chamar de seu.

Vale lembrar que a série foi reprisada pelo Canal Viva (que pulou 25 capítulos da segunda temporada) de 22/05/2010 a 17/05/2012, e recomeçou no mesmo canal, de segunda à sexta às 14 horas.

Pra quem quiser matar as saudades e saber mais sobre Caça Talentos, eis aqui o link para a página dedicada à série no Facebook

2 comentários: