Top Top: Os 10 maiores clichês dos filmes de terror

O cinema de terror sempre contou com um vasto número de clichês. Não importa se você assiste a um clássico do gênero ou a um exemplar mais recente, eles provavelmente estarão lá. A seguir, listamos os 10 maiores clichês do gênero.

1. Todo mundo é burro

Para um filme de terror funcionar, os personagens devem tomar algumas decisões bastante estupidas. Se separar quando um assassino está a solta, esconder informações de alguém que pode lhe ajudar, correr sempre para o pior lugar possível... São inúmeras idiotices feitas dentro do universo do terror, mas se todos fizessem a coisa certa, não teríamos mais nossos amados filme para assistir.

2. O carro nunca dá a partida

Não se preocupe em dirigir um carro em um filme de terror. Você poderia pegar o Mustang Bullitt, a super máquina ou a carro presidencial, na hora da verdade ele encontraria uma maneira de não funcionar. O fato é que a maioria dos vilões só usam os pés para se locomover (apesar que alguns parecem dominar a arte do teletransporte), então, como bem ilustra "O Massacre da Serra Elétrica", quando a heroína encontra um carro que funcione ela está fora do menu. 

3. A recepção do celular é péssima

Junto com um carro que funcione, também é muito difícil encontrar um celular com sinal. Então, se você precisa falar com alguém, é melhor ter alguns pombos correio. Ou contratar a operadora da Samara, ela nunca deixou a menina na mão.

4. Há sempre um idiota para estragar tudo

Se os personagens chegam a um cenário de sobrevivência factível, um deles inevitavelmente estraga tudo. É geralmente um homem, e geralmente um não muito legal. Às vezes sua idiotice até leva a uma boa luta com o vilão perto do fim, mas sempre há a certeza de que tal personagem irá morrer, de uma maneira grandiosa, e provocar a alegria da multidão.

5. O negro sempre morre

Existe esse falso clichê que você sempre ouve falar de que o cara (ou a garota) negro sempre morre primeiro. Isto não é verdade. O negro sempre morre, só que muitas vezes não no início. Geralmente são o terceiro ou quarto, para nos dar a esperança de que o clichês será quebrado. Ah, o mesmo vale para os asiáticos.

6. O assassino nunca morre

Invencibilidade nunca é uma boa base para a tensão, mas os filmes do gênero contam com um grande grau dela. Boa parte dos filmes sempre acaba com o assassino matando todos ou com um, ou dois personagens virando o jogo e tirando o assassino de campo. Mas não importa o quão violenta seja a morte dele, ele irá voltar. Você pode um jogar no fundo do lago (Sexta Feira 13), o corta em trocentos pedacinhos (Brinquedo Assassino 3) ou mesmo fazer com que as almas que ele consumiu explodam seu corpo e o levem para o inferno (A Hora do Pesadelo 4)... Não importa, de qualquer forma o seu corpo vai se reconstituir e ele voltará, um pouco arranhado, mas pronto para mais.

7. Figuras adultas de autoridade são inúteis

Às vezes, as vítimas vão procurar a ajuda de figuras de autoridade, como policiais ou seus pais, mas isso nunca funciona. Um policial ou um pai não é o suficiente. Você tem que inspirar o departamento de polícia inteiro ou reunir a família toda. Mas isso provavelmente não vai acontecer, já que um coisa importante sobre as figuras de autoridades do filmes de terror é que eles nunca acreditam no sangue e tripas que estão sobre os jovens. É quase impossível encontrar um cara com um arma que acredite em você e saiba chutar alguns traseiros.

8. Casas isoladas e festas são sinônimo de matança

Não importa o filme,  no gênero, se um grupo de amigos resolve ir para uma cabana isolada já sabemos o que vai acontecer. O mesmo vale para quando resolvem fazer uma festa, afinal, teria lugar melhor para um assassino atacar? Menu mais variado e fácil possível.

9. O sexo vai te matar

Se você quer sobreviver a um filme de terror é melhor não fazer sexo em momento algum. Ou antes do filme. Ou depois, só para ter certeza. Na verdade, mesmo se você esperar até o casamento, você provavelmente não vai querer fazer isso. A partir do momento que o fizer, você está com um alvo nas costas. Vá embora para um convento.

10. As mulheres não conseguem correr sem cair

Em filmes de terror, sempre há alguma mulher que sobrevive. Os homens tem uma taxa de sobrevivência muito menor. Talvez porque o gênero as enxerga como idiotas atleticamente defeituosas que não conseguem correr sem cair. Parece que a gravidade simplesmente resolve as agarrar e puxar para baixo do nada. Mas ok, essa é a única maneira de comprarmos a ideia de uma pessoa jovem sendo alcançada por um pesado, acabado e gigante assassino.



Texto traduzido e adaptado do Screencrush

2 comentários: