Retrospectiva 2013: Música

 
Com o final do ano se aproximando é chegada aquela hora de relembrar o que mais marcou o ano, seja por ser muito bom ou por ser muito ruim. Para começar, relembramos os principais artistas e músicas do ano, além de indicar algumas músicas, clipes e álbuns que gostamos nesse ano.

Para começar, a artista que mais deu o que falar durante o ano: Miley Cyrus! O clipe de Wrecking Ball  fez a festa dos tarados de plantão e dos que acham a "menina" sexy (sim, existem tais pessoas). Foi chocando, sendo ridícula e não mantendo a língua dentro da boca que Miley tomou 2013 para si. #chupaJLo


O ano também foi marcado pelo viral Harlem Shake, que conseguiu até mesmo pegar o topo da parada musical mais disputada do mundo: o Hot 100 da Billboard.



Nenhuma outra briga deu tanto o que falar esse ano no mundo da música: Lady Gaga vs. Katy Perry. As fãs base das cantoras se digladiaram na internet com apostas de quem se daria melhor nos charts e o resultado foi algo que praticamente ninguém acreditava que poderia acontecer: Perry ganhando tranquilamente da tão endeusada Gaga. A verdade é que a carreira dessa última perdeu muita força depois das presepadas da era passada e hoje se resume a palhaçadas cujos fãs teimam em chamar de arte. E palmas para o rugido!


Vários hits de médio porte marcaram o ano, a já citada Wrecking Ball, Mirrors do Timberlake, Radioactive do Imagine Dragons, Royals da Lorde, Wake me UP do Avicii, entre outros. Mas é Blurred Lines, do Robin Thicke, que leva o título de hit do ano, além de ter garantido semanas no topo do Hot 100, a música quebrou o recorde de maior audiência nas rádios americanas que era mantido há anos por We Belong Together da Mariah Carey. Apesar que, mundialmente falando, talvez Get Lucky do Daft Punk seja a grande vencedora.


No quesito novos artistas, não temos o que reclamar de 2013.  Macklemore & Ryan Lewis, Imagine Dragons, Jake Bugg, Lorde... Muita gente nova surgiu e estourou, muita gente nova surgiu e já passou. E também foi o ano de velhos conhecidos voltarem e provarem que ainda tem o que oferecer. Seja o Arctic Monkeys com seu redondinho AM, Justin Timberlake com seu extenso The 20/20 Experience ou o Arcade Fire com seu excepcional Reflektor. Como não amar Afterlife, música fantástica com um dos melhores clipes do ano.


Na França, Stromae dominou tudo com seu Racine Carrée e provou que merece mais espaço no mercado internacional. Já aqui no Brasil, apesar de não ter acompanhado muitos lançamentos, pulando o sucesso de Anitta, tivemos o ótimo e singular Sábado, do Cícero. Podemos também citar Thiago Pethit, que lançou o ótimo e corajoso clipe de Moon.



No fim das contas, 2013 foi o ano em que o eletropop deu sinais de cansaço e o indie virou mainstream. Foi o ano em que grandes artistas floparam feio, mas desconhecidos hitaram bonito. Foi um ano atípico, nem álbum a Rihanna lançou, vejam só, quem diria que isso era possível?

Para terminar, deixamos algumas indicações de músicas e álbuns para vocês, espero que curtam.

Álbuns

Arcade - Reflektor
Arctic Monkeys - AM
Bastille - All This Bad Blood
Cícero - Sábado
Imagine Dragons - Night Visions
Jake Bugg - Jake Bugg
Lorde - Pure Heroine
Stromae - Racine Carrée

Músicas

Arcade Fire - Afterlife
Arctic Monkeys - Do You Wanna Know?
Capital Cities - Safe and Sound
Cícero - Frevo por Acaso
Daft Punk - Get Lucky
Grouplove - Ways to Go
Jake Bugg - Simple Pleasures
Justin Timberlake - Mirrors
Imagine Dragons - Radioactive
Lorde - Team
Macklemore & Ryan Lewis feat. Mary Lambert - Same Love
Stromae - Papaoutai
Tegan and Sara - Goodbye, Goodbye
Thiago Pethit - Moon

E vocês, o que mais ouviram esse ano? O que indicam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário