1:54


O quanto o ser humano consegue aguentar?

Com o tema bullying em alta novamente, graças a ótima 13 Reasons Why, 1:54 surge quase como um complemento da história de Hannah Baker, o lado B de uma fita, de uma trama que poderia se passar facilmente naquele mesmo colégio, que poderia se passar bem aí, ao seu lado e você nem notar. Ou pior, você nem se importar.

Tim (Antoine-Olivier Pilon) e Francis (Robert Naylor) são dois jovens que sofrem com bullying dos valentões da escola. No entanto, enquanto Francis parece levar tudo em um eterno banho-maria, Tim mostra-se cada vez mais afetado pela perseguição e aparenta estar sempre próximo de "explodir". Tim ainda precisa lidar com o amor reprimido que sente pelo amigo e que, na tentativa de escondê-lo, vai o corroendo lentamente por dentro. Quando uma tragédia toma conta da escola, Tim resolve entrar em uma disputa contra o valentão Jeff (Lou-Pascal Tremblay), que se dedica a tornar a vida de Tim um inferno ainda maior.


Assim como na trama de Hannah Baker, aqui vemos que não é um motivo isolado que leva a um ato extremo, mas sim um acúmulo. Afinal, quanto o ser humano consegue aguentar antes de desmoronar? O filme de Yan England toca em pontos importantes: a falta de tato das pessoas, que não conseguem perceber quando foram longe demais; a importância do apoio familiar e de amigos; e a negligência que rola nas escolas, com crianças sendo humilhadas e torturadas psicologicamente diariamente, sendo justificada por frases do tipo "Já tinha isso no meu tempo e eu estou bem", ou "Isso é frescura". Se você passou por isso e hoje está bem, bom para você! Mas cada pessoa reage de uma forma e tentar minimizar os problemas dela é como empurrá-la em um abismo, que pode ser uma queda sem fim na depressão, ou uma solitária queda para o fim da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário